web analytics

Fios Bem Ligados – As dificuldades da profissionalização na música independente em Portugal

Fios Bem Ligados

Fios Bem Ligados – As dificuldades da profissionalização na música independente em Portugal é uma série-documental, de 4 episódios, sobre os desafios de criar e viver da música em Portugal.
Uma produção Antena 3 / RTP2, criada por Eduardo Morais, exibida na RTP2 durante o mês de fevereiro de 2017.

Neste quadro (“elétrico”) serão apresentados cerca 40 exemplos de músicos, promotores, agentes, programadores e outros pólos de contacto de vários pontos do país, numa altura em que a competência musical portuguesa está na sua melhor forma, servindo como uma ode às motivações destes agentes criativos.

Mais do que um retrato da atual cena elétrica portuguesa, na série Fios Bem Ligados, os próprios músicos de hoje conversam com o realizador Eduardo Morais sobre as suas lutas e discutem temas menos debatidos, como o circuito, as vendas de discos, os direitos de autor, a descentralização, as novas formas de promoção ou a sustentabilidade da profissão.

Direccionado a um público interessado e atento à nova música moderna portuguesa, este projecto quer carimbar as intenções criativas da actual música elétrica.

Dividido em 4 episódios de 20 minutos, este projecto é ilustrado com concertos, espetáculos, conferências e festivais, que aconteceram ao longo de 2016, arquivo da RTP, e conversas com os fios condutores da música independente portuguesa.

A convite do realizador, a ERRO CRASSO participou na série. Muito obrigado ao Eduardo pelo convite para fazer parte deste tão importante documento.

Fios Bem Ligados #1: Campo Eléctrico – Introdução
Introdução aos músicos intervenientes nos episódios seguintes. A definição do que é ser músico independente, as declarações das suas inspirações e motivações.

Fios Bem Ligados #2: Descarga – A Actuação
O Circuito de concertos, o agenciamento, os cachets, a descentralização, as digressões, as novas promotoras.

Fios Bem Ligados #3: Condutores – A Edição
O mercado editorial, a edição independente, as vendas e comércio local, os direitos de autor e as novas formas de promoção.

Fios Bem Ligados #4: Magnetismo – A Solidificação
O viver da música, o caminho do hobby ao full time.