{Cartaz, como sempre, por Confooso}
O UM AO MOLHE é o primeiro festival nacional itinerante de one-man-bands.
Ao longo de quatro meses vão ser várias as cidades e os espaços que vão acolher este festival.
O objectivo é promover uma amostra do que de melhor se tem feito ao nível de bandas de um homem só em Portugal e criar um circuito para o crescente número de músicos emergentes. E a décima nona paragem é no Aqui Base Tango em Coimbra.
BØDE – 16.15
Tren Go! Sound System – 17.00
O Manipulador – 17.45
Blac Koyote – 18.30
LASERS – 19.15
Domingo, 29 Março
Esplanada do Aqui Base Tango
Rua Venâncio Rodrigues, 8, Coimbra
Organização: Antes Cowboy que Toureiro
Co-Produção: Antes Cowboy que Toureiro / Erro Crasso
////////////////////////////////
16.15 | BØDE
Num livro perdido de Lúcifer encontra-se a fórmula mágica de uma sonoridade oculta e sombria. Samples e instrumentos virtuais compõem o mapa para uma viagem pelo lado mais sombrio da vida, guiada pelo One Man BØDE.
Meia Noite N’Adro Da Igreja, Corvos Pretos de Marialva e Cavaleiro do Zodíaco são temas que podem ser ouvidos no Bandcamp e Youtube do BØDE.
Com base em Coimbra, o projecto de Digital Doom prepara-se para lançar a K7 “XV”, pela Cabbra Records, em data a anunciar brevemente.
Bem vindos às trevas, onde o alquimista BØDE é a luz.
////////////////////////////////
17.00 | Tren Go! Sound System
Tren Go! Sound System é uma one-man-band que explora terrenos psicadélicos monocórdicos e repetitivos. Penetra nos meandros do blues, do rock e do dub com passagens pelo noise, drone e ambient onde os feedbacks de guitarra são o seu fio condutor. Gosta de comboios, apeadeiros, viagens e muita paisagem. Munido com uma guitarra e um arsenal de pedais de efeitos, cria camadas após camadas gravando loops em tempo real. Em 2011 lançou Wooowoooo pela Lovers & Lollypops e Bedroom Music #1 pel’A Giant Fern (K7, ed. lim. 25 cópias). Esteve ainda presente em compilações da Tapes She Said, da música pop desempregada e da Optimus Discos. Nos últimos anos o comboio percorreu Portugal a dar música, apesar do encerramento de inúmeras linhas, passando também por Espanha, Alemanha e Inglaterra.
Partilhou palcos com nomes tão diversos como The Legendary Tigerman, Norberto Lobo, Black Bombaim, Black Diamond Heavies, Gary War, Spincity, Sensible Soccers, ALTO!, Memória de Peixe, Aspen, The Throes + The Shine, Duas Semi-Colcheias Invertidas, Dreamweapon, 10000 Russos, Stereoboy entre muitos outros e marcou presença em festivais como Milhões de Festa (2010 e 2012), Festa do Avante! (2012) e Fusing Culture Experience (2013). Ultimamente apresenta-se ao vivo com Slide Jane a cargo dos visuais líquidos.
////////////////////////////////
17.45 | O Manipulador
Surgiu da decisão tomada por Manuel Molarinho, em 2010, de fazer um projecto musical a solo e de forma absolutamente independente. É, em estúdio, uma “one man band” experimental de baixo, pedais, loop station e voz que, musicalmente, é a expressão de uma identidade influenciada pela estética de algumas bandas de rock alternativo e pela ética do “do it yourself”.
Em 2011, o primeiro álbum, “Boxing”, foi lançado digitalmente em Junho e a música “i know (short version)” foi escolhida para a compilação “Novos Talentos Fnac 2011”.
Em 2012, o segundo album, “Chess” foi lançado digitalmente em Outubro, sendo posteriormente lançado em formato físico em Fevereiro de 2013. Ao vivo, O Manipulador torna-se sempre que possível num duo. À música juntam-se as projecções de vídeo de Eduardo Cunha (que englobam a utilização de conceitos de vídeo mapping, nomeadamente a projecção em superfícies menos convencionais) que traduzem visualmente a música e transformam o concerto numa viagem sensorial.
////////////////////////////////
18.30 | Blac Koyote
Blac Koyote é o nome do projecto a solo do português José Alberto Gomes, que surgiu com o intuito de explorar o universo da electrónica e todos os seus envolventes sonoros. Lançou, em 2011, o seu primeiro longa duração homónimo e já colaborou pontualmente com diversos projectos tais como Sensible Soccers e la la la ressonance, contribuindo também para a criação de bandas sonoras para cinema e teatro.
Em Maio de 2014, depois de dois anos em desenvolvimento, apresentou a sua mais recente criação, Quiet Ensemble (uma tiragem numerada de apenas 100 cópias). Um disco onde explora o subconsciente da nossa mente, entre ambientes profundos e minimalistas. Ao vivo blac koyote transforma-se num colectivo variável que inclui invariavelmente o trabalho de vídeo e uma forte componente multimédia.
////////////////////////////////
19.45 | LASERS
LASERS é o projecto de Electrónica/Beats do portuense João Lobato, caracterizado pelo uso marcado de micro-sampling, batidas fortes e linhas etéreas de sintetizadores.
João Lobato parece ter sempre a beleza do seu lado. Ouça-se o EP homónimo editado em 2012 pela Bad Panda Records: Lobato pega em samples, linhas de sintetizadores e batidas fragmentadas de dubstep, hip-hop e outros estilos, suavizando-os e fazendo-os deslizar em mantos de electrónica orgânica e luzidia, com melodias afectivas que fazem lembrar Gold Panda, Shigeto ou Toro y Moi (sim, há ali traços de chillwave).
É música de uma serenidade majestosa, muito sensorial e visual – a fotografia analógica é, aliás, um hobbie seu. Os seus Live-Sets são uma extensão disso: O objectivo é envolver o público numa experiência multi-sensorial com vídeos abstractos, com muita cor e movimento que interagem com o que se passa na música’.
Depois de 3 anos a viver na Holanda, volta a Portugal em 2013 onde tem vindo a tocar em várias casas e eventos como Casa da Música, Maus Hábitos, Café au Lait, Armazém do Chá, Gare, Village Underground Lisboa, D’Bandada, etc.
Ao vivo faz-se acompanhar de visuais dinâmicos que funcionam como feedback da performance musical.
/////////////////////////////////
Domingo, 29 Março, 16h
Bilhete: 5 Euros
Entrada livre para crianças até 6 anos.
Aqui Base Tango – Rua Venâncio Rodrigues, 8 – Coimbra
www.facebook.com/um.ao.molhe
www.facebook.com/AquiBaseTango
www.errocrasso.com
www.facebook.com/confooso
/////////////////////////////////
Concertos ERRO CRASSO.
Tudo não passou de um lamentável desastre.
Próximo concerto:
Sábado, 11 Abril
Éme + Sallim
Mais info em breve.